O “Eco Retiro” surge num espaço com uma história familiar que queremos preservar. Pertenceu aos nossos bisavós, Emília Rosa e António Cândido, que tiveram 3 filhos; uma delas, a nossa avó Adelina Rosa.
A casa e quinta pertenceram originalmente ao Visconde de Monserrate e foi adquirida pelo nosso bisavô, seu trabalhador. À época, era uma casa única com um barracão para a guarda de animais. Quando o nosso bisavô faleceu, tinha o nosso pai 4 anos, a nossa bisavó acabou por educar os seus filhos sozinha e dedicava-se à plantação e venda de flores, no mercado da Ribeira e também na Praça da Figueira.
Depois da sua morte, a casa principal foi dividida em duas, onde passaram a viver a nossa avó Adelina e a nossa tia avó Berta. Nessa altura o barracão já não abrigava vacas e foi restaurado para se tornar “o retiro dos cunhados”, onde se realizavam os encontros e patuscadas familiares.
Ainda em vida a nossa avó Adelina, doou aos filhos a casa e quinta (da parte que lhe pertencia) o mesmo fez o meu pai Víctor passou a sua parte para mim – Sofia – e para a minha irmã, Maria João.
Connosco, este espaço familiar tornou-se um local onde é possível a muitas famílias poderem ter a experiência do que é viver num ambiente rural, ficando alojados na “Casa da Nogueira” e o retiro (anteriormente dos “Cunhados”), tornou-se o “Eco Retiro de Galamares”, um espaço onde se pode aprender como viver de forma sustentável, alterando hábitos de consumo. Este espaço tem uma inspiração holística educacional, onde podemos usufruir de Oficinas de Restauro de Móveis, Olaria, Agricultura biológica & Permacultura, Técnicas de Compostagem, identificação de plantas comestíveis, identificação de plantas medicinais, tingimento natural & fiação, Naturoterapia, Retiros e reconexão com a Natureza, Residências Artísticas, Filosofia, etc…
Todas estas mudanças refletem uma mudança de consciência pessoal e a procura de uma vida mais consciente e sustentável.