Francisco Poppe

Terapeuta

Formado em Psicologia, com mestrado em Neuropsicologia, trivide o tempo entre o trabalho numa associação, sessões de psicoterapia e o teatro. Viveu 8 anos numa comunidade Antroposófica e, tal como o Chekhov, estuda Antroposofia e a sua aplicação prática em terapia e nas artes. Estudou e formou-se como instrutor da técnica na Michael Chekhov International Academy, em Berlim.

É ator (não-profissional) e interessa-se pela relação entre o teatro e a terapia. Desde que começou os estudos em Psicologia, tem estado sempre ligado a grupos de teatro em contexto de saúde mental (Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos, Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Provincial Psiquiátrico de Zamora, Grupo de Teatro da Casa de Santa Isabel). É facilitador de Terapia Transpessoal e instrutor de meditação Transpessoal, pela Escola de Desenvolvimento Transpessoal. Fundou, com a Francisca de Sá Figueiredo, o Círculo Aurum – espaço de terapias alternativas em 2021 e a Michael Chekhov Portugal em 2023.

Consulta Privada Online e Presencial:
Marque a sua consulta através do info@ecolife-experience.com

Práticas Terapêuticas:
Técnica de Michael Chekhov – O teatro é em si terapêutico, uma vez que utiliza técnicas de expressão criativa para expressar partes do nosso ser que não se manifestam no dia-a-dia. Neste sentido, o teatro é uma via de acesso ao caminho do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal. A arte devolve ao ser humano a sua natureza criativa, esquecida pela sociedade racionalista e materialista em que vivemos. Quando criamos, transcendemos a lógica e a razão e podemos encontrar novas possibilidades de olharmos para a vida. Consoante as técnicas ou exercícios que desenvolvemos, podemos expressar a nossa criatividade de diferentes formas.
O objetivo dos encontros com a técnica de Michael Chekhov é o de que cada participante explore a sua individualidade criativa, a partir de exercícios de presença no corpo e de práticas de expansão da consciência.
A técnica assenta em três pilares: Imaginação, Inspiração e Intuição. É através destes que a individualidade criativa do ator e do não ator se manifesta.

Chekhov recupera o que era óbvio na antiguidade: a relação entre o teatro e o divino. Através da prática, o ator desenvolve a capacidade de encontrar o todo na multiplicidade de possibilidades. Não separa nem divide, como o pensamento intelectual, mas unifica e agrega. Assim, o trabalho torna-se intuitivo e os resultados do processo são convidados ativamente à consciência.

O gesto psicológico, um dos elementos mais populares da técnica, é um exemplo de como o ator ativa o seu Ser Criativo. Com um gesto, o ator representa todo o mundo interno da personagem. Este gesto é o contrário da mente analítica e surge de um processo inconsciente, que faz uso das forças criativas do ator para unir as partes e dar forma ao todo. O acesso a essas forças abre as portas da intuição. Os primeiros impulsos que surgem do movimento dão ao ator um ponto de partida. Este e outros exercícios são particularmente importantes porque a compreensão do trabalho parte da consciência dos impulsos no corpo e não do entendimento intelectual.

Para desenvolver esta sensibilidade do ator aos impulsos criativos, Chekhov identificou os padrões de energia básicos (expansão/contração; as qualidades do movimento; e os gestos arquetípicos) e, a partir deles, criou os exercícios psicofísicos. Com o treino e a repetição destes exercícios, o ator aprende a irradiar no palco os estados internos da personagem.

Terapia para a Consciência Psicofísica – Esta terapia permite-nos expandir a nossa consciência e proporcionar um trabalho acompanhado de cura das três dimensões do ser humano: física, emocional e espiritual. Desta forma, o seu objetivo é o de equilibrar estes três polos da constituição humana, unindo-os e harmonizando-os para o bem-estar integral do indivíduo e o despertar da sua autenticidade. Esta terapia assenta em quatro pilares, que estruturam as sessões: Enraizamento; Presença no Espaço; Presença na Relação e Consciência transpessoal, através dos quais utilizamos técnicas da psicologia transpessoal, de meditação, de mindfulness e de teatro psicofísico.

Leitura de Aura – A Aura é um campo energético subtil que envolve o corpo físico; cada Aura é única e manifesta a energia física, mental e emocional da pessoa, no momento presente; Neste encontro, através de uma leitura metafórica e simbólica, o terapeuta traz à luz imagens e mensagens que manifestam o mundo interior do individuo; Ao receber as imagens, inicia-se um processo de consciência e, consequentemente, de cura; A duração da sessão é de cerca de 1h30.

Psicoterapia – Duração de 1h.