
Desde a pré-história que as matérias naturais são transformadas em tinta. Argilas, bagas, folhas, raízes e insetos criavam uma paleta rica de cores que vão desde os tons avermelhados aos castanhos, passando pelos amarelos e esverdeados.
Nos tempos atuais, a cultura do fast fashion fez disparar o uso de matérias artificiais com grande impacto no ambiente, colocando-se a questão de que forma podemos reduzi-los? O uso de corantes naturais continua a ser a alternativa mais sustentável. Os pigmentos são naturais, duráveis e com eles obtemos um vasto leque de cores! Com as diferentes técnicas de tingimento natural conseguimos criar ainda padrões únicos, criativos e coloridos nos tecidos.
Sabias que podes pintar com azedas ou com cascas de cebola? Basta juntar água e uma pitada secreta, para descobrir os muitos tons que a natureza nos pode oferecer.
Vem descobrir o artista e naturalista dentro de ti! Para isso, vamos observar, sentir texturas diferentes, identificar flores e folhas. Vamos descobrir quais têm corantes e criar padrões com elas. Depois, como se de um cozinhado se trata-se, colocamos tudo na panela ao vapor e no final terás um guardanapo reutilizável único e criado por ti!
Objetivos das atividades |
Consciencializar as crianças para a proteção do ambiente,
Conceitos sobre as plantas e corantes naturais,
Conhecer e saber identificar diferentes plantas,
Apoiar o desenvolvimento da motricidade fina, criatividade, confiança, autonomia, concentração, entre outras capacidades.
Nota | O valor indicado corresponde a 1 adulto + 1 criança.
Nos tempos de cozedura de ambas as técnicas as crianças farão alguns jogos de carácter ambiental e pinturas em papel com tintas naturais.
Formadora | Helena Pedro
Desde criança que sou apaixonada por plantas e curiosa pelas suas formas, cores e propriedades. Formei-me em Eng. do Ambiente e através do Ser Natureza promovo a conservação do reino vegetal, dando a conhecer as suas potencialidades para um mundo mais sustentável!