
Plantas do mundo/propriedesdes medicinais e histórias e tradições
Oficina e passeio de reconhecimento de Plantas Medicinais e Ervas Silvestres Comestíveis, cultivo e utilização de plantas aromáticas na culinária, na horta e no chá.
Objectivos | Após uma breve caminhada de reconhecimento e uma sessão de aprendizagem sobre as plantas medicinais e ervas silvestres, os formandos serão capazes de identificar diversas espécies de plantas para consumo e manuseá-las no seu objetivo terapêutico.
Terão a experiência de estar em contacto directo com as mesmas e reconhecê-las entre a vegetação envolvente. A sessão engloba a aprendizagem de todo o processo e os cuidados a ter com as plantas aromáticas, desde a sua cultura, os benefícios inerentes e como fazer chá com as mesmas.
No final, degustaremos snacks cozinhados na aula.
Nota | Calçado e roupa confortável.
Formadora | Fernanda Botelho
Aos 18 anos viaja para Londres onde estuda antroposofia e plantas medicinais, pedagogia Waldorf e Montessori, ioga, fotografia, etc. Aí viveu 17 anos salpicados por muitas outras viagens; Índia, Indonésia, América do Norte e do Sul, Caraíbas, Itália, França. Marrocos, Grécia, etc.
Publica anualmente desde 2010 agendas de plantas medicinais, três livros infantis “Salada de flores”, “Sementes à solta” e “Hortas aromáticas”. “As plantas e a saúde”, guia de remédios caseiros” e “Uma mão cheia de plantas que curam, 55 espécies espontâneas em Portugal”.
Em Portugal continua a viajar, partilhando com entusiasmo o seu conhecimento das plantas, escreve em revistas e sites de jardinagem, tem o curso de guia de jardim botânico da Universidade de Lisboa, tendo orientado visitas às plantas medicinais dos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian e do jardim botânico de Lisboa, jardim das aromáticas no Funchal, jardim Botânico do Faial, etc.
Construiu jardins de plantas medicinais nos Capuchos e na Pena, em Sintra, onde também deu formação.