
Vivência e Workshop de Resgate de Saberes Ancestrais, autora do Pequeno Livro da Imanência | Sofia Batalha
Ecos de outros tempos onde os saberes eram de partilha e integração e respeito pela natureza.
Neste Workshop através de dinâmicas, exercícios e práticas, vamos ser reconduzidos à experiência e condição do pertencimento à Vida e à sua Comunidade, ao resgate da nossa criança interior, onde permanecem os sonhos e propósitos de vida e vamos ter a possibilidade de ouvir as vozes da floresta, aprendendo a participar no grande diálogo cooperativo que é a Vida.
Este workshop ajuda a desconstrução de padrões limitantes ocidentais/modernos e relembra a ideologia indígena de partilha, respeito e integração. Por nós, pela natureza e por todos os seres vivos.
Quando nos permitimos a uma mudança de perspectiva, criamos um terreno fértil de novas e criativas perspectivas que podem mesmo abrir novos paradigmas de estar no mundo.
“O condicionamento e domesticação que temos recebido ao longo de milénios traduziu-se em muitas crenças, hábitos e comportamentos artificiais.” – do Pequeno livro da Imanência.
Objetivos do Workshop
- Experimentar sem medo de errar.
- Activar a criatividade fora da perfeição.
- Arte como activismo de presença e responsabilidade.
- Treinar a escuta e presença radicais – ouvir sem tentar responder, estar sem pressa.
- Abrir espaço à intuição, criatividade e expressão da alma.
- Acolher a sazonalidade pessoal.
- Abraçar a hibridação de cada pensamento, sensação, emoção ou criação como um diálogo recíproco com o mais que humano.
- Resgatar a arte como processo terapêutico de conexão profunda.
Inscrições | enviar e-mail para sofia.fonseca@ecolife-experience.com ou para info@ecolife-experience.com // 968 694 146
Formadora | Sofia Batalha, escritora, autora e palestrante.
Viajante entre paisagens interiores e exteriores, recordando antigas práticas extáticas terrestres, em presença radical e escuta activa, ecopsicologia, arte e escrita.
É essencial recuperar as práticas de gestão medial, tanto individuais como comunitárias, de relação e ligação, para que, apesar do luto e da dor, que passamos como colectivo, recriarmos rituais, histórias e o mistério. É urgente recordar as práticas de colaboração que sustentam e trazem significado.
Sou ‘designer’ de formação académica e iniciei os estudos em Feng Shui e astrologia chinesa em 2003. Sou certificada em Ecopsicologia pela Pacifica University, nos EUA. Aprendo com Bayo Akomolafe e sou Warm-Data Host da linha sistémica de Nora Bateson. A ecopsicologia, psicologia transpessoal e da libertação, escuta e presença radical, assim como êxtase, animismo e antigas ligações sagradas e práticas contextuais, têm reflorestado a minha alma. (Re)Aprendendo a viver na imanência, na pertença e na consciência. Fundadora e editora da revista ventoeagua.com.